Alugar uma Sala ou Escritório Virtual?

Alugar uma Sala ou Escritório Virtual?

Inicialmente é importante que se saiba, de fato, o que é um escritório virtual, também conhecido por escritório inteligente ou escritório compartilhado. Um EV, sigla para escritório virtual, é um escritório fisicamente igual a qualquer outro escritório. A palavra "virtual" pode confundir muitos em um primeiro momento, mas o escritório virtual é um escritório real, ele existe fisicamente, tem um endereço, móveis e todo equipamento pertinente a um ambiente de trabalho.

A diferença é que o EV é compartilhado entre várias empresas, ou seja, no mesmo escritório irão funcionar diversas empresas compartilhando tudo que for possível como por exemplo: Telefone, Salas de Reunião, Recepção, Secretária, Encargos Trabalhistas, Impressoras, Computadores, Internet, Energia, Aluguel, Condomínio etc.

Para quem está buscando uma sala para alugar, muitas vezes, o escritório virtual é uma solução muito mais econômica e principalmente eficiente, pois, ao contratar um escritório virtual o empresário ou profissional liberal estará totalmente isento de diversas preocupações do dia-a-dia, como por exemplo: comprar de móveis, comprar de equipamentos, treinamento de secretária, manutenções, reformas, limpeza, serviço de copa, insumos em geral e muitas outras atividades do dia-a-dia de uma empresa comum. Todo desgaste financeiro e emocional fica por conta do administrador do escritório virtual. Outro beneficio para o empreendedor que contrata um escritório virtual é a economia, que na maioria dos casos é em torno de 70%.

Por outro lado, o escritório virtual não será a melhor opção em todos os casos. Existem situações em que sua empresa precisará de grande quantidade de horas de utilização das salas e isso poderá fazer com que o escritório virtual torne-se mais caro do que montar toda estrutura própria, isso não é o mais comum, mas pode ser o seu caso.

Costumo dizer que começar sua empresa utilizando um escritório virtual é a melhor forma de "começar com pé no chão", seu investimento inicial será praticamente zero e à medida que seu negócio for crescendo você poderá fazer novas contas até achar o melhor momento de montar seu próprio escritório.

Autor: Breno Caires breno@openescritorio.com.br

Quer saber mais sobre nosso escritório?

Fique atento às novidades...